[RESENHA] Paixão e Rebeldia

março 09, 2018

Paixão e Rebeldia
🌟🌟🌟🌟🌟
Autor (a): Cristiane Broca
Ano: 2016
Gênero: Romance | Nacional
Sinopse: Uma tragédia fez com que Marina se tornasse uma adolescente rebelde, que não se apega às pessoas e vive aprontando. Tanto, que ela já está "mal falada" na pacata Passa Quatro, cidadezinha de Minas Gerais onde mora com a mãe há vários anos. A vida entediante de Marina será abalada com a chegada de Estêvão, um rapaz misterioso com quem sentirá um estranho tipo de conexão. O que ela não sabe, é que o mistério envolvendo o rapaz trará à tona aquilo que mais deseja esquecer, além de sentimentos para os quais não está preparada. Rebeldia, intriga e paixão, são os ingredientes chave desse romance sobre a força transformadora do amor.

Conectada às redes sociais, certo dia vi a capa de um novo livro da autora nacional Cristiane Broca. Acostumada à velha maneira de julgar pela capa, logo me interessei pelo romance. A autora me informou que o romance estava disponível no Wattpad

Agora vem a informação vergonhosa, eu não sabia usar o Wattpad (sim leitores, eu sei, é vergonhoso). Mas na vida nunca é tarde para aprender, e a própria autora me ajudou. Tão logo comecei a ler “Paixão e Rebeldia”, e tão rápida foi a leitura que me prendia em cada página. 

“Mas a vida seguiu em frente e acabei tendo que fazer o mesmo. Essa é uma lição importante sobre a vida: ela não espera ninguém. Estejamos prontos ou não, ela continua avançando; e se continuamos respirando, cedo ou tarde somos obrigados a acompanhá-la.”

A adolescência já é difícil, último ano da escola é mais difícil ainda, na situação de uma jovem que sofreu uma tragédia em sua vida é quase insuportável. Essa é a vida de Marina, moradora da pequena cidade Passa Quatro, filha única de Célia, amiga de Bianca, e vizinha das fofoqueiras dona Maria e dona Geralda. 


Mas leitores, esta tediosa vida de Marina está com os dias contados com a chegada de Estêvão, um jovem que aparentemente não tem nada de especial, mas que mudará completamente a história de Marina. 

Tanto Marina quanto Estêvão são protagonistas com personalidades fortes, mas completamente opostas. Marina é mandona, é briguenta, não pensa muito antes de agir, já Estêvão é mais introvertido, na dele. E é claro que nesta história os opostos irão se atrair. Porém em meio a tanta atração, haverá um empecilho do passado de ambos que complicará toda a trama. O que será esse mistério? O que Marina esconde? Como será seu último ano no colégio? Como ela sobreviverá às fofocas da pequena cidade? Para saber tudo isso, só lendo esta deliciosa obra. 

“Nesse momento, um rosto quase desconhecido tomou conta da mente ansiosa da adolescente.
Estêvão.
Que mensagem aquele sonho poderia conter?”

Narrado na terceira pessoa, a trama flui muito bem com a escrita simples, porém envolvente da autora. Uma ideia diferente e engraçada da autora foi iniciar cada capítulo com um comentário das vizinhas fofoqueiras, que acaba dando um pequeno spoiler para o leitor do que está por vir. Uma curiosidade é que segundo a autora, as fofoqueiras são baseadas em vizinhas da sua infância, de quando ela morava em Aparecida (SP). 


A construção dos personagens foi muito bem elaborada, assim como os diferentes cenários. Os personagens secundários também foram de extrema importância na obra; por exemplo, eu adorei Bianca, a melhor amiga de Marina e queria pular no pescoço da odiosa Letícia, a invejosa do colégio. 

Um detalhe que eu não posso deixar de mencionar na resenha, foi a citação da obra de Jane Austen, Persuasão, na obra da autora Cristiane. Para os amantes da nossa queridinha autora Jane, o capítulo que ela faz menção é de arrancar suspiros. 

Outra curiosidade é que a obra foi baseada em um conto que a autora escreveu para uma antologia, cujo tema era como o amor é capaz de transformar algo ruim em bom. 

Não dá para dar mais detalhes sem contar algum spoiler. Então se assim como eu, vocês ficaram curiosos para conhecer a história de Marina e Estêvão, acessem o Wattpad e leiam esta incrível história de amor e ódio. 

*A princípio a obra ficará na plataforma até 12 de maio, para depois ser retirada para publicação impressa e/ou digital. O prazo de retirada poderá ser estendido ou não. 


Você pode gostar também...

2 comentários

  1. Eu amei a resenha, Lu!!! Você conseguiu transmitir bem a obra sem dar muitos spoilers sobre o grande segredo que ela contém. Fiquei feliz demais com o seu interesse, por você ter gostado da história, e pela linda resenha. Obrigada, querida! Foi um presentão! Estou in love!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris!
      Fico muito feliz que você tenha gostado da resenha! Eu espero muito que você consiga publicar esse livro maravilhoso. Com certeza ele arrancará suspiros de muitos leitores.
      Obrigada mais uma vez por me ajudar com a plataforma Wattpad (que diga-se de passagem estou viciada).
      Um grande beijo!
      Lu

      Excluir

 photo footer_zps3e4yugs9.png