[RESENHA] Quando o amor bater à sua porta

março 06, 2018

Quando o amor bater à sua porta
🌟🌟🌟🌟🌟
Autor (a): Samanta Holtz
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Número de páginas: 304
Gênero: Romance | Nacional
Sinopse: Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu. Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer. A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego. 

"O que é o amor para Malu Rocha?"

Não foram uma, duas ou três vezes que me recomendaram a leitura de alguma obra da autora nacional Samanta Holtz. E não são um, ou dois livros que tenho dela, e sim TRÊS! E após tanta demora, eu finalmente li... RESULTADO: Vício pela escrita de Samanta. 

A rede de lojas das “Lojas Americanas” colocou o livro “Quando o amor bater a sua porta” em promoção e como não se apaixonar por aquela capa? Logo que comprei já iniciei a leitura. 

AVISO: É um romance clichê? É! Mas não pense que isso tira o mérito da história divertida e possível de se acontecer. 

“É por isso que as minhas histórias de amor estão nos livros, e somente nos livros.”

Apesar de a narrativa ser na terceira pessoa, a escrita é tão envolvente que parecia que eu conhecia os personagens, evento que normalmente acontece quando a narrativa é na primeira pessoa. 


Aos 29 anos, no auge da fama por seus romances muito bem escritos, Malu Rocha sente sua vida em pleno controle com sua rotina diária de pedalar, ver seu avô, manter a dieta, comparecer aos seus compromissos como escritora e terminar de escrever um novo romance cujos protagonistas são Ana Clara e Luiz Otávio. 

Tudo vai muito bem até as batidas de um homem em sua porta. Como se chama esse homem? Luiz Otávio! O mesmo do romance de Malu? Não! Será uma coincidência? E para piorar a situação de Malu é descobrir que esse estranho, de mesmo nome que seu personagem, após um acidente de carro não se lembra quem ele é e nem de onde veio, e só lhe restou um bilhete com os dados de Malu e uma reunião marcada com ela. 

“– Não é assim que a vida real funciona. Na maioria das vezes, as pessoas entram na vida umas das outras, cumprem seu papel e vão embora. Eu não quero iludir minhas leitoras, quero que aprendam a amar a si mesmas, e que esse amor seja o bastante.”

Apesar da desconfiança de Malu, há algo no olhar de Luiz Otávio que fará com que ela o ajude a recuperar sua memória. Nessa busca para descobrir quem é Luiz, Malu acabará descobrindo mais sobre si mesma, e isso certamente irá deixar sua vida de pernas para o ar. 

A protagonista Malu é uma mulher forte, determinada, decidida, ironicamente como uma “Rocha”. Com o passar da trama, a personagem vai amadurecendo mostrando um outro lado de Malu ao leitor. O que dizer sobre Luiz Otávio? Não direi nada, deixarei apenas que vocês o conheçam e que assim como eu suspirem de amores por este personagem. E apesar dos protagonistas serem Malu e Luiz, como não gostar da falante personagem Rebeca? Com muita animação e desajeito, ela arranca boas risadas do leitor.


A leitura dessa obra é tão agradável, leve, rápida e fluida que quando acaba é como se acabássemos de comer algo muito gostoso, só restando aquele gostinho de quero mais. 

Creio que o segredo do sucesso de Samanta ao escrever esse livro é mostrar para o leitor que nem tudo são flores e que o ser humano erra e acerta, passa por muitas alegrias e por muitas decepções na vida, quem dirá que as decepções superem os momentos bons, e que apesar disso, a vida continua, e que a vida SEMPRE poderá de alguma forma te surpreender. 

“Em seu caso, entretanto, não se tratava da cura da amnésia, mas do caminho que a alma fazia de volta àquela que ela nunca devia ter deixado de ser.”

E voltando à frase inicial da resenha, amor de mãe, amor de pai, amor de filhos, amor de namorado, marido, amor de amigo, amor de bichinho de estimação, AMOR PRÓPRIO! Quanto amor dá para sentir... No livro é muito questionada a questão do que é o amor! Para vocês leitores, o que é o amor?

Você pode gostar também...

2 comentários

  1. Que resenha lindaaaaaaaaaa! <3 Muito obrigada, querida, por abrir as portas do seu coração às minhas histórias... e por resenhar "Quando o amor" aqui com tanto amor e carinho! <3 Ameeeei ler suas impressões, especialmente a descrição: "é como acabar de comer algo gostoso e ficar com gostinho de quero mais" hahaha! Adorei!!

    Que o amor esteja sempre presente em sua vida!!! TODOS os tipos de amor! :)

    Beijos no coração,
    Sam :*

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Luciana,

    Gostei demais desse livro, gosto muito da escrita da autora, recomendo muito o livro O Pássaro, inesquecível....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 photo footer_zps3e4yugs9.png